sábado, 8 de agosto de 2009

Sete iniciativas para reduzir o Efeito Estufa - JÁ


O efeito estufa ocorre quando parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço.Diante do aumento da temperatura global, a tragédia começa a rondar o planeta como uma fera que aterroriza sua presa logo antes do abate.
Por exemplo, o nível dos mares está aumentando e com sete pequenas iniciativas, que todos podem tomar, ajudam a diminuir o efeito estufa em 0,01 a 0,025 metro por década.
Conforme explica o prof. Masanobu Taniguchi, na superfície do oceano, há uma região formada por grossos bancos de gelo. Subindo a temperatura da superfície terrestre, esse gelo vai derretendo aos poucos e transforma-se em água do mar, aumentando o volume da água de todo o oceano e elevando, assim, o seu nível. Além disso, enquanto a água está congelada, ela é branca, mas, ao derreter, a terra se tornará visível e ficará escurecida. Com isso, assimilará mais raios solares e elevará a temperatura da superfície terrestre. Assim, acelera-se o aquecimento do globo terrestre. Em conseqüência, o nível do mar se eleva e a água penetra mais para o interior dos continentes.
É bem verdade que os hábitos aos quais a vida moderna nos conduz fazem com que promover alguma mudança seja um pouco trabalhoso no começo, e talvez tenhamos de mexer em algumas de nossas convicções. Por outro lado, fica o convite a todos para que reflitamos e, aos poucos, coloquemos em prática algumas atitudes éticas para com o nosso planeta.

;=;Dica 1 – Plante árvores. Não é um completo absurdo cogitar essa possibilidade levando em conta que toda e qualquer fruta que comemos possui sementes. Aceite a hipótese de fazer isso no seu quintal, no sítio de algum parente que autorize etc. Se você procurar um jeito de fazer isso, vai se surpreender.
Dica 2 – Economize energia elétrica. Uma lâmpada que você apaga pode significar uma luz que se acendeno fim deste “túnel”.
Dica 3 – Leve sacola de feira no supermercado. No começo, pode parecer até meio incômodo, mas depois você perceberá que, desde o transporte até o acondicionamento dos alimentos na sua despensa,é bem mais prático o uso de uma só sacola.
Dica 4 – Economize água. Repense se você realmente não pode desligar o chuveiro enquanto ensaboa o cabelo, por exemplo.
Dica 5 – Utilize mais o transporte coletivo. Isso ajuda na redução do congestionamento do trânsito e na queima de combustíveis, um dos responsáveis diretos pelo efeito estufa.
Dica 6 – Diminua o consumo de carne. Os bovinos, ovinos e suínos são responsáveis por 18% da emissão dos gases.
Dica 7 – Escolha produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente. Prefira comprar de empresas que possuam o certificado ISO14000
;=;A vida no planeta está cada vez mais dentro da “idéia”, da forma de pensar, do pequeno gesto de amor, da certeza de que com 15, 20 ou 30 anos de idade já somos bons avôs e avós para com os netos que ainda não vieram. Em defesa da vida é que devemos tomar atitudes ecológicamente corretas.
- retirado do site da SNI do Brasil -
=
Bom final de semana!

4 comentários:

Ane disse...

Gostei muito do post.Eu continuo usando as sacolas retornáveis,tento convencer as pessoas a usa-las mas a maioria diz que são pouco práticas,pode?Economizar água e energia eu já fazia desde o tempo que papai era vivo,porque ele pegava no pé da gente mesmo e eu acho que ele estava muito certo em fazer isso.Beijos ecológicos!

Letícia Leal disse...

Oba... Então quero ser uma ótima "avó de 15 anos"! Rsrsrs. Esse tipo de texto informativo é ótimo. Parabéns pelo post. Atualizei o blog. Fique com Deus. Até.

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

Olá amiga! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!