sábado, 4 de julho de 2009

Uso inadequado de adubos e inseticidas JÁ

Não se pode plantar de qualquer maneira, sem verificar o estado do terreno. Não se deve plantar algo que vá desnutrir, enfraquecer a terra.
Isso exigiria, depois, a aplicação de adubo concentrado. O adubo concentrado devolve a nutrição à terra, mas pode também prejudicá-la, especialmente se for adubo químico. Todo produto químico (adubo e inseticida) acaba indo para os rios, por força das chuvas, especialmente das enxurradas, e acaba envenenando os rios, matando os peixes e estragando a água, que é bebida por homens e animais.
Os inseticidas podem ajudar a humanidade a controlar as pragas das lavouras, mas podem também envenenar o ambiente, ou seja, o ar que nós respiramos. Por isso é necessário muito cuidado, ao utilizá-los, porque podem matar os pássaros, os agricultores e, por fim, entrar em nossa alimentação, causando muitas doenças.
Se os pássaros morrem, por causa dos inseticidas, quem cuidará de “limpar”as lavouras? Os pássaros são amigos dos homens. Eles comem os bichinhos que atacam as plantações, e ajudam, ainda, a plantar.
Você sabia que a gralha azul planta os pinheiros?
Ela transporta o pinhão no bico e o deixa em qualquer lugar, fazendo, assim, o plantio.
Outro dano que os inseticidas fazem é com relação às abelhas. Quando as abelhas procuram flores de cereais plantadas, para fazer a polinização, acabam ingerindo inseticida e morrem. Aí a polinização fica prejudicada, isto é, não há o “casamento”das flores, o que impede que o cereal produza satisfatoriamente.
- Beabá da Ecologia -
;
Bom fiinal de semana!

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Tete!

Adoro seu blog. Quanto o que significa TICs: Tecnologias de Informação e Comunicação.
Quanto à gralah azul: fantástico não é!!!
Abraços
Marisa

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem, Tetê? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Beta de Santana disse...

Que prazer Tereza!
Conhecer um blog com fins ecologicos, simplismente amei! E parabenizo-a pela linda iniciativa e gostaria de ter o prazer de linká-la, se não se importar é claro.
Que seu dia seja lindo, paz e luz.
beijokas, Beta de Santana