segunda-feira, 13 de abril de 2009

Malha ecológica - JÁ



Sabia que a garrafa PET de hoje pode virar uma linda roupa amanhã? Como?
É simples: sendo reciclada e passando por um processo para ser transformada em fios de poliéster. O tecido é super resistente e já figura no guarda roupa de muita gente antenada com a moda e com o bem-estar do Planeta.
Todo mundo sabe que o descarte das embalagens cria um sério problema ambiental. Ao invés de aumentar os volumes dos lixões, esse nobre derivado do petróleo pode e deve tomar outro rumo - o da reciclagem. Muitos municípios possuem programas de recolhimento e conscientizam a população sobre a importância do destino correto desse material, que representa 30% dos resíduos sólidos das cidades.

Só para você ter uma idéia, as garrafas PET (Poli Teraftalato de Etileno) levam mais de cem anos para se decomporem na natureza. De acordo com Adilson Felipe, da Ecomalhas, o maior valor do trabalho com a malha PET é saber que estão sendo produzidos tecidos de materiais que antes poluíam as cidades e rios. É bom para todo mundo. Além contribuir para a saúde do meio ambiente, quem compra uma roupa PET pode ter certeza de estar adquirindo um produto de alta qualidade.

A Ecocasa ainda não tem um ano de vida, mas aposta alto nos tecidos ecológicos. Segundo Adilson, a mistura mais utilizada é feita com 50% de algodão e os outros 50% de PET. Cada camisa produzida retira do meio ambiente duas garrafas PET. Também existem produções com percentual maior de PET. O material é usado para confeccionar sacolas e sapatos. Cada metro produzido desse tecido, com 100% de fios de PET, retira da natureza sete garrafas PET.

Nem o jeans ficou de fora. Alguns fabricantes utilizam o fio de PET em alguns de seus artigos desde 1994. Novos testes estão sendo feitos e, em breve, vamos ter um jeans mais confortável e ecologicamente correto. O tecido é confeccionado a partir de 13% de malha PET para 87% de algodão.

Viva o tecido ecologicamente correto!!!!

5 comentários:

Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Anjinho de Deus disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha! Deus te abençoe e te guarde!

Ane disse...

Eu já tinha ouvido falar das camisetas ecológicas,mas onde a gente compra?Por aqui ainda não vi,mas pense numa bela iniciativa né?Bjos ecológicos!

natalia_obeid disse...

Alguem saberia onde comprar malha ecológica para fabricar roupas?? Gostaria muito de ter esse contato ..

Agradeço muito
Bjos
Natália natalia_obeid@yahoo.com.br