segunda-feira, 2 de março de 2009

Desmatamento da Amazônia

O desmatamento da Amazônia provocou a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006, segundo um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
No mesmo período, outras 644 espécies entraram na lista de animais e plantas ameaçados de extinção. Das 26 espécies extintas, dez estão na parte brasileira da floresta amazônica. Entre as espécies ameaçadas estão o macaco-aranha, o urso-de-óculos e a lontra.

O relatório GEO Amazonia, destaca que o desmatamento da Amazônia continua acontecendo em ritmo acelerado. Até 2005, a floresta amazônica sofreu desmatamento equivalente a 94% do território total da Venezuela. Até 2005 a Amazônia acumulou uma perda de 17% da sua vegetação total nos nove países que possuem trechos da floresta tropical. A área total desmatada foi de 857.666 km2.

O relatório afirma que três fatores vão influenciar na forma como a Amazônia vai se desenvolver no futuro: as políticas públicas, o funcionamento do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias. "Isso significa que os protagonistas amazônicos não conseguiram imaginar um futuro no qual as políticas públicas, o mercado, a ciência e a tecnologia se desenvolvam, simultaneamente, de uma maneira suficientemente positiva de forma a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia", diz o documento.


Segundo o relatório, fatores internos e externos em cada um dos países estão provocando o desmatamento. Entre os fatores internos está o crescimento da urbanização da região e a exploração de recursos naturais. Em quatro dos países da região, mais de 50% da população amazônica é urbana. Externamente, o aquecimento global continua afetando o ciclo de chuvas e afetando o equilíbrio do ecossistema. O relatório cita previsões feitas em outros estudos de que 60% da Amazônia pode se tornar em savana ainda neste século, devido ao aumento da temperatura média global. A articulação de grupos e instituições que atuam na Amazônia ainda está apenas no começo.

"O Brasil é o país que mais mostrou progresso nesta área. Por outro lado, o processo contínuo de descentralização, com diferentes níveis de progresso, visa a melhorar a governança ambiental por governos regionais e locais."
- Fonte: Folha Online -

9 comentários:

Aliny disse...

oie miguinha do meu core..vc assistiu no fantastico o lobo ?? entao pq fizeram desmatamento p passar estrada os bixinhos por nao ter o q comer acabam atravessando estradas..sendo atropelados.. :( poxa deveriam fazer mais pela mata e assim salvaria os bixinhos e a Natureza ficaria grata..mas como isso nao rende din din eles nao fazem nd..infelismente td se resume em torno de din din..sendo q os ambiciosos q soh pensam em dinheiro ..mas a a insensibilidade eh tao grande..qdo eh o fator dinheiro..q essas pessoas nao param p pensar e refletir o q eh q eles vao deixar p o seus filhos..netos?? ai q nervoso..mas nao posso expressar mtttt meu nervoso pq eh quaresma.....calma aliny nd de xingamento ;;; Tetezinha obg por compartilhar ..eh triste mas infelismente eh a realidade.. fique com Deus e Mtsssss bjinhux

Semeadora disse...

É gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Belíssima essa mensagem! E, não esqueça: Deus conta com você! Deus conta conosco! Evangelize! Paz e Bem!

Anjinho de Deus disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Ane disse...

Nossa,é preocupante esta situação.E o pior é que tem gente que não está nem aí pra tudo isso.E pra piorar o clima está mudando...

nadja disse...

Que massa esse cantuxinho adoradinha ñ conhecia amei ..beijus amadinha!!!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Samantha: disse...

A Paz do Senhor e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

Manu Demonti... disse...

TEM PROMOÇÃO LÁ NO BLOG!
PASSA LÁ...BEIJÃO!
MANU

elisabete cunha disse...

UNIDAS SEMPRE SEREMOS UMA FORÇA EM PROL DA NATUREZA!!!!!!!!


BEIJOS