sábado, 13 de setembro de 2008

Duas datas importantes

Dia 15 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
'
Geralmente, neste dia, existe mobilização nas cidades e é feito mutirão para limpeza de rios e praias. Participe, é louvável. Mas é importante conservar a limpeza no dia-a-dia.
'
Eu moro pertinho da praia, não tenho necessidade de levar nada para comer e beber enquanto estou curtindo meu lazer preferido. Mas tenho o costume de levar um saco de lixo pois tudo o que encontro boiando e pela areia, eu recolho.
Uma vez minha irmã falou: “Que vergonha... você vem à praia prá catar lixo?”
Minha resposta? “Vergonha eu sentiria se estivesse sujando”.
Infelizmente são muitos os “porquinhos” que vão à praia e esquecem de recolher seu “chiqueirinho” particular na hora em que vão embora.
Não tenho nada contra os “farofeiros”, até porque também já fui “farofeira”. Morava distante da praia e precisava levar o lanche... Mas a embalagem que ia com o lanche e os refrigerantes voltava comigo com os guardanapos usados, embalagens e latinhas vazias.
Deus me livre! Na praia eu só deixo minhas pegadas na areia!
'''
Dia 16 de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
'
A coisa está feia, gente... se não pararmos agora de destruir o Planeta, chegaremos ao fim. Não é brincadeira, jogo virtual, desenho animado... é verdade verdadeira! Se não tomarmos uma atitude já não teremos mais o que fazer a não ser sofrer as conseqüências. Trouxe algumas considerações para tentarmos entender o assunto:

O que é a camada de ozônio?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio, que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

O que está acontecendo com a camada de ozônio?

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Como os CFCs destroem a camada de ozônio?

Depois de liberados no ar, os CFCs (usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos) levam cerca de oito anos para chegar à estratosfera onde, atingidos pela radiação ultravioleta, se desintegram e liberam cloro. Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio. O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.
''
Sugestão prática:

Não vamos esperar por grandes mobilizações para fazer a nossa parte...
Seja você um mobilizador. Tenha consciência dos produtos que usa, converse com seus vizinhos, faça coleta seletiva do lixo...
Separar o lixo doméstico não é difícil!
Ah... eu moro em apartamento, não tenho espaço prá ficar juntando bagulho em latinhas separadas”... Se você não tem espaço para separar os recicláveis por categoria – lata, papel, vidro, plástico – separe pelo menos o orgânico do reciclável. Isso já é uma grande ajuda!



5 comentários:

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! É sempre uma alegria receber suas visitas! Obrigada por se fazer presente em minha vida. Que sua semana seja abençoada! Beijos fraternos

Anônimo disse...

Oi Tetê,muito legal este post!Me pos a pensar mais,preciso começar logo a fazer coleta seletiva por aqui!Desde menor eu queria,vou ver o que posso começar a fazer!=D
Bsos!!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Passe para conhecer o homem mais velho do mundo! Ele está fazendo hoje 113 anos! Beijos azuis!

Coordenação PROJETO VIVER VIDA disse...

BOM DIA
gostei do seu blog parabens pelas materias e pela apresentação.
Se puder ver o meu agradeço
http://projetovivervida.blogspot.com

abraços