sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As plantas e o aquecimento global já

Uma nova pesquisa feita nas montanhas do sul da Califórnia sugere que o aquecimento global está por trás da rápida migração para locais mais altos de nove plantas diferentes.
Em cerca de 30 anos, a maior parte delas subiu cerca de 60 metros de sua altitude original. Esses resultados da pesquisa fornecem uma pequena visão do que poderia acontecer à vegetação do mundo, devido ao aquecimento global.
Esse é o primeiro estudo a comprovar a antiga teoria de que as plantas se refugiariam do calor crescente indo para mais alto.
"A velocidade do movimento das plantas é impressionante", disse o ecologista Travis Huxman, da Universidade do Arizona. "Isso significa que, provavelmente, veremos uma mudança na vegetação muito mais rápido que esperamos."
No entanto, um especialista sugeriu que a prolongada seca - não a mudança climática - poderia estar causando a migração.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia estudaram, em 2006, as 10 espécies mais comuns nas Montanhas de Santa Rosa em diferentes elevações. Com uma fita métrica, eles marcaram os tipos diferentes de plantas a cada 120 metros do nível do mar até uma altitude de 2.450 metros, e compararam a distribuição com uma pesquisa semelhante feita em 1977.
Desde a década de 1970, a região teve um aumento de 1 grau na temperatura média, assim como períodos cada vez maiores de seca.
Para a surpresa dos cientistas, eles descobriram grande número de plantas mortas nas altitudes menores e plantas florescendo nas alturas maiores.
Segundo o geólogo Jon Keeley, o estudo fornece firmes evidências da migração das plantas. Mas, em sua opinião, são as secas e não o aumento das temperaturas os responsáveis pela mudança.
Os pesquisadores descartaram a poluição do ar como uma causa potencial, porque não conseguiram achar danos de ozônio na flora.
- fonte: Estadão Online -


5 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE MINHA QUERIDA AMIGA TETÊ!!!

COMO FOI O SEU DIA AMIGA? TUDO CERTINHO?
FAÇO VOTOS QUE SIM :)
ASSIM NÃO VALE! ESTOU ME SENTINDO UMA CRIANÇA.
LEMBRA A BRINCADEIRA "VOCÊ É CAFÉ COM LEITE"? RSRS....
É ASSIM QUE ESTOU ME SENTINDO, RSRS...

MUITÍSSIMO OBRIGADA PELO CARINHO E PELA
LEMBRANÇA!
UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ!
QUEM DESEJA, SUA SEMPRE DINDA TATY

Samantha: disse...

Querida... A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Já foi à missa? Não? Ainda dá tempo! Domingo sem missa, semana sem alegrias!!! Te amo em Jesus! Tenha uma semana abençoada!

Anônimo disse...

É impressionante,não há mais como negar que o clima mudou e que a terra toda vai passar por um processo mudança,aliás já está passando.Quem diria que aqui faria frio?

Nika Angel disse...

OIE LINDA AMIGA... PASSANDO PRA LHE DESEJAR UMA ÓTIMA TARDE!!!! BJOS EM TEU CORE!

Maria disse...

Olá:)
Obrigada pela sua visitinha ao meu Cantinho, lindo o seu blog adorei.
Bom fim de semana.
Bjokas
*Maria*