sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Preservação dos Mares já

Relatório da organização não-governamental Greenpeace, divulgado na terça-feira (19) em São Paulo, aponta que apenas 0,8% dos mares brasileiros estão protegidos por leis de preservação. O resultado está abaixo da média mundial, de 1%, que, segundo a ONG, já é insuficiente para a recuperação da biodiversidade.
No documento, intitulado À Deriva - Um Panorama do Mar Brasileiro, o Greenpeace mostra ainda que, das espécies economicamente exploradas pela pesca nos mares do país, 80% estão ameaçadas.
"Queremos regularizar a atividade pesqueira para garantir a continuação da sustentabilidade econômica do setor no futuro", ressalta Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil.
Além da regularização da atividade pesqueira, o estudo identifica outros três temas prioritários na preservação dos oceanos: impactos das mudanças climáticas, criação de áreas marinhas protegidas e ausência de uma Política Nacional de Oceanos.
Segundo a analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates, é possível aumentar sensivelmente a proteção do mares do país nos próximos anos. De acordo com ela, a meta é de alcançar 10% dos mares protegidos em 2012.
"A gente sabe que é um desafio muito grande, talvez a gente não consiga atingir em 2012, atinja em 2015, mas eu acredito que é uma meta a ser perseguida. Como foi já perseguida nos demais biomas terrestres. Hoje em dia, a gente já está chegando perto desse número em alguns biomas terrestres como a Amazônia por exemplo", afirma Ana Paula.
Por: Bruno Bocchini



9 comentários:

Anônimo disse...

eh verdade ..temos q fazer a nossa parte neh..mttt interessante o texto..obg por compartilhar amiguinha..bjinhux no S2

Anônimo disse...

Querida Tetê!
Cada um deve fazer sua parte pra proteger nosso planeta!
"Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa."(Provérbio chinês)
Neste sábado tem post novo na minha COZINHA!
Um Lindo Fim de Semana!
Beijos,
MARY.

Anônimo disse...

VC CONHECE A AMAZÔNIA???? EU Ñ..E NEM TENHO VONTADEDE CONHECER,,,,TRISTE SABER QUE VARIOS ANIMAIZINHOS ESTÃO AMEAÇADOS???/
BEM AMADA ESTOU MORTINHA DE AJUDAR A MINHA DIARISTA A FAZER FAXINA..SE Ñ ELAS Ñ ACABAM A FAXINA KKKKKBEM UMA OTIMA NOITE BEIJUSSS

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! É sempre uma alegria receber suas visitas! Obrigada por se fazer presente em minha vida. Só um lembrete: domingo sem missa, semana sem alegria! Reflita! Beijos fraternos

Anônimo disse...

É,tem muito o que consertar,pois tem muita gente pescando sem nenhum tipo de controle.Um dia destes vi na TV,que eles fazem pesca com rede de arrasto e acabam destruindo tudo que existe no fundo do mar,lém de muitos peixes que morrem e não são pescados no processo.

Anônimo disse...

OIE AMIGA... OBRIGADA POR VIR ME VISITAR E AVISAR SOBRE A TRILHA... TÔ INDO CORRENDO PRA LÁ... BJOS!!!!
www.bellanika.zip.net

Mabel disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Você sabia que entre as propriedades do amendoim ele é fonte de proteína? Passe para ler! Beijos azuis!

Anônimo disse...

odie kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk111111