quarta-feira, 25 de junho de 2008

Como plantar, sem destruir já

Se tirarmos muitas árvores dos campos vamos deixar a terra sem vida e sem proteção contra as pragas que atacam as plantações. Também não se deve tirar árvores das margens dos rios, pois isso é prejudicial aos próprios rios.
Não se pode plantar de qualquer maneira, sem verificar o estado do terreno. Existe estudo para cuidar do solo (terreno), assim devemos tomar cuidado para não plantar algo que vá desnutrir a terra.
'
Desnutrir é o mesmo que enfraquecer a terra, deixá-la fraca, sem vida. Isso exigiria, depois, a aplicação de adubo concentrado que devolve a nutrição à terra, mas pode também prejudicá-la, especialmente se for adubo químico.
Todo produto químico (adubo e inseticida) acaba indo para os rios, por força das chuvas, especialmente das enxurradas, e acaba envenenando os rios, matando os peixes e estragando a água, que é bebida por homens e animais.
'
Os inseticidas (produtos químicos utilizados para matar insetos) podem ajudar a humanidade a controlar as pragas das lavouras, mas podem também envenenar o ambiente, ou seja, o ar que nós respiramos. Por isso é necessário muito cuidado, ao utilizá-los, porque podem matar os pássaros, os agricultores (quem planta) e, por fim, entrar em nossa alimentação, causando muitas doenças.
Se os pássaros morrem, por causa dos inseticidas, quem cuidará de “limpar”as lavouras? Os pássaros são amigos dos homens. Eles comem os bichinhos que atacam as plantações, e ajudam, ainda, a plantar.
'
Outro dano que os inseticidas fazem é com relação às abelhas. Quando as abelhas procuram flores de cereais plantadas, para fazer a polinização, acabam ingerindo inseticida e morrem. Aí a polinização fica prejudicada, isto é, não há o “casamento”das flores, o que impede que o cereal produza satisfatoriamente.
'Você sabia que a gralha azul planta os pinheiros? Ela transporta o pinhão no bico e o deixa em qualquer lugar, fazendo, assim, o plantio.

É preciso cuidar da terra,
das matas,
das plantações,
dos rios...



7 comentários:

Anônimo disse...

Querida Tetê!
O Jairo diz sempre ,que pelo menos ele está fazendo a parte dele pra salvar o Planeta!!!
Beijos,
MARY.

Mabel disse...

Querida: uma maravilhosa reflexão! Te ofereço o "prêmio excelent. Bom final de semana!Beijos

fadazul disse...

Que maravilha encontrar pessoas com a mesma preocupação que tenho...
Voltarei sempre aqui, afinal a natureza é "mãe" pra todos nós, bjks

Zéza disse...

Estive uns dias fora, mas já estou de volta e Tô de Olho, heim!!!! Beijos azuis!

lily disse...

bom dia amei o seu blog e a sua preocupação com o meio ambiente todos nos precisamos nos preocupar.com certza voltrei vou levar seu link comigo beijos

Anônimo disse...

Queria parabenizar você, fico muito feliz de ver pessoas como você existem e fazema diferença nesse planeta. Sou recem formada em Desing em moda, e quero começar minha saga de vida, com pensamentos bons e claro ecologicamente corretos pro resto todo de minha vida. Parabens

Tetê Guimarães disse...

JÁ POSTEI!