sábado, 2 de junho de 2012

Bioma Mata Atlântica encolheu 13 mil hectares

Casa isolada em Itaopim, na região de Jequitinhonha. (foto: Jovem Rural)

Minas e Bahia foram os Estados que mais desmataram a Mata Atlântica durante o período de maio de 2010 a maio de 2011. A informação vem do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, com dados novos divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica. Em um ano, a floresta perdeu 13,3 mil hectares de mata.
O número continua preocupando quando se lembra que o bioma Mata Atlântica é o que mais sofreu desmatamento desde que o Brasil é Brasil. Só sobraram 7,9% de mata original, excluindo fragmentos de menos de 100 hectares. A boa notícia é que o desmatamento continua caindo. Os dados do Atlas mostram uma redução rápida do total ano a ano. Por exemplo, na primeira edição do Atlas, para o período de 1985 a 1990, a média de desmatamento anual foi de 93,3 mil hectares, ou 7 vezes mais do que nesta última medição.
As 6 cidades campeãs no Ranking do desmatamento ficam nos Estados de Minas Gerais e Bahia: Águas Vermelhas (MG), Canavieiras (BA) e Jequitinhonha (MG) foram as campeãs, com 1.367 hectares, 1.337 hectares e 1.270 hectares devastados. Em quarto lugar ficou a cidade baiana de Belmonte, com 902 hectares. Na quinta posição, outro município mineiro: Ponto dos Volantes, com 539 hectares. Cândido Sales, na Bahia, ficou em sexto lugar, com 363 hectares.
O Atlas avaliou 93% do bioma Mata Atlântica. Nos estados do Nordeste que estão dentro do limite do bioma – Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte – a análise foi impossibilitada devido a ocorrência de nuvens.
- Daniele Bragança - do ((o))eco -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

3 comentários:

Aliny disse...

Oie tia qdo vih a img com a casinha pensei q fosse tipo seca..+ depois q li o post levei um susto..ja pensou em 1 ano ja aconteceu tudo isso fico imaginando o q vai sobrar..q triste de ver ..ler..e ter ctz q eh verdade infelismente ';( o fundo do seu Lay dah vontade de entrar nele :) um fds com cheinho de saude .... Bjinhux

MARY Am. disse...

Amiga Tetê! tudo bem?
Triste saber que os desmatamentos continuam...!
Vou lá ver as 9dades que Vc falou!!!
Na minha "Cozinha" tem receitas de Doces DIET. Passe lá!
Ótimo Domingo!
Beijos,
MARY.

Luma Rosa disse...

Em Brasília esse código florestal enrolado e o que eles deveriam fazer para conter o desmatamento se resume em fiscalização.
Dia 05 é aniversário do blogue? Também dia mundial do meio ambiente... ele foi motivado a ser criado nesse dia ou foi mera coincidência?
Boa semana!! Beijus,