sábado, 31 de março de 2012

Não dá para neutralizar o carbono do nosso consumo JÁ

Crianças plantam uma árvore. Bela cena, mas inútil se o objetivo for salvar o mundo do carbono que o nosso consumo produz. Foto: Mosman Council

Tenho discutido bastante acerca do problema do carbono, geralmente voltado para a questão da emissão, em especial devido às queimadas e desmatamentos, que tanto combatemos. Mas um assunto que parece ainda mais distante, e menos comentado, é a questão do nosso consumo. Será que dá para neutralizar o carbono que ele gera? O consumo não seria nocivo se fosse “sustentável”, ou seja, se não prejudicasse as condições de vida no planeta. A compensação das emissões de carbono é a saída óbvia para o problema. Mas analisando essa direção, concluí que ela é impossível.
Com a calculadora ((o))eco, acabei de estimar minhas emissões de carbono. Apenas meu transporte rodoviário fica em 4,46 toneladas de carbono anuais. Para neutralizá-lo, deveria plantar 455 árvores, segundo essa conta. Não sei qual é a base de cálculo para as árvores nessa calculadora, mas, considerando a forma mais adensada de se plantar árvores, que é um eucaliptal de espaçamento mínimo de 3 x 2 metros, concluo que tenho que arranjar 2.700 metros quadrados, todo ano, para colocar, de forma irrevogável, o carbono que despejo na atmosfera através apenas do uso do meu carro. Isso sem contar minha alimentação, consumo diverso e as viagens de avião, a trabalho ou de férias.
Que fique bem claro neste raciocínio que não estou falando apenas do sequestro de carbono, mas da manutenção desse carbono permanentemente, sem que retorne à atmosfera. Ou seja, a floresta não deve ser em nenhum momento suprimida.

A compensação feita na forma de florestas nativas, bosques, áreas verdes de lazer, etc., não é útil? Claro que é. Precisamos urgentemente de mais áreas verdes para garantir a conservação das espécies nativas, preservar os rios, as paisagens, e de mais parques para nos aproximar da natureza, só para exemplificar metas desejáveis. Mas ao fazer isso, não consideremos resolvido o problema da fixação de carbono, nem tampouco de sustentabilidade (que é algo relacionado à produção e consumo).
E aí, qual a solução? Não sei, mas esquivar-se de que ainda não temos nada concreto não nos tira da beira do precipício. A mim, parece ainda pior ver ambientalistas falando de árvores, sem admitir que estão vendendo placebo.
- matéria não assinada do site ((o))eco -

Novidades: reparou no cabeçalho do blog? Tenho páginas com dicas, frases e fotos ecológicas! Fique à vontade para ver e usar!

Bom final de semana!

3 comentários:

Ane disse...

De qualquer maneira as arvores ainda são o pulmão do mundo,o problema é o desmatamento desenfreado.Bjos ecológicos!

nadja disse...

Lindaaaaaaaaaa eta que reflexão linda...menina ñ ligava para celular..mas tb ñ consigo viver sem kkkkkk..Bem primeira mão para vc...reabri meu mundinho mistico..ganhei o lay da miguxa web Sandrinha..tá fofo de mais o meu mundinho!!Aparece para zoiar ..depois posso pegar seu link..e o que vc quizer me darkkkkkk para colocar no mundinho,,, a casa agradece kkkkkkkkkkk
ORAÇÃO ANJO DA GUARDA Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amém. Beijokinhas fique com Deus !!!
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/

nadja disse...

III amiguinha TeTê kkkk mandei a msg errada para vc era para miguxa Ane kkkkk
Bem aqui em Petrópolis ainda temos muitas vegetações o ar tá puro...beijus amadinha ...tem mimos de páscoa para vc..no mundinho mistico e no cantinho tá !!!