sábado, 22 de janeiro de 2011

Todos os cursos d'água do país estão poluídos

Durante todo o ano de 2010, a Fundação SOS Mata Atlântica percorreu 12 Estados brasileiros e o Distrito Federal avaliando, com a ajuda da população local, a qualidade da água nessas regiões. Ao todo, 43 corpos d’água foram analisados pela ONG – entre rios, córregos, lagos, lagoas e açudes – e nenhum passou na avaliação.
70% dos corpos d’água analisados apresentaram nível de qualidade de água regular, enquanto 25% se enquadraram dentro do nível ruim e 5%, péssimo. A medição foi feita com base no IQA – Índice de Qualidade da Água, do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente, que ainda prevê outros dois níveis de classificação: bom e ótimo, mas nenhum corpo d’água pontuo o bastante para ser incluído em uma dessas duas categorias.
As análises que obtiveram os melhores resultados foram as do Rio Doce, localizado no município de Linhares, no Espírito Santo, e da Lagoa Maracajá, que fica na cidade de Lagoa dos Gatos, em Pernambuco. Já os corpos d’água que apresentaram a pior qualidade de água foram o Rio Verruga, localizado na cidade baiana de Vitória da Conquista e o Lago do Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
O “exame de qualidade”, feito com kits de monitoramento do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica, levou em conta 14 aspectos físico-químicos, biológicos e de percepção dos corpos d’água. Entre eles odor, quantidade de lixo e peixes no local, temperatura, demanda de oxigênio e níveis de nitrato e fosfato.
- Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável -

Bom final de semana!

8 comentários:

Luisa disse...

Há que preservar os rios, para haver água potável e, peixe sem estar contaminado.


Bom fim de semana

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Aliny disse...

Nuxaaaaaaaaaa e agora o q fazer se tah tudinhoooo poluido :( q triste ...credo os homens estao destruindo tuuuuuudooooooo ...temos q agir rapido...por isso q pedi p familia e conhecidos votarem no PV.. hunpft...buááááááá;;;;pronto desabafei..otimo fds...Bjinhux

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Ane disse...

Seu post anterior me deixou contente,é uma boa notícia diminuir o uso de sacola plástica.Mas este post me deixou triste e preocupada.Nosso rio Potengí também está muito poluído,infelizmente!Tá cada vez mais difícil achar água de qualidade no mundo!Bjo ecológico!

Fabia disse...

Oi tete! Obrigada pela visita!
É complicado ver o homem negligenciar tanto o cuidado com as águas, intem fundamental para manutenção de nossa vida e nossas atividades, e dar tanto valor a outras coisas...
Uma ótima semana pra vc!

ONG ALERTA disse...

Infelizmente nosso país esta poluído...
Beijo Lisette.

Mabel disse...

Olá miguxa! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel