sábado, 13 de novembro de 2010

Como descartar objetos que têm mercúrio

É muito perigoso o contato com metais pesados, como o mercúrio – que está presente nas nossas casas em termômetros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias de notebook e celular –, e o descaso do cidadão e do poder público com o descarte desse tipo de material. O contato direto do mercúrio com a pele e os olhos causa coceira e vermelhidão, como se fosse uma irritação alérgica. A ingestão pode provocar úlceras no estômago. E uma exposição mais duradoura interfere no metabolismo celular, resultando no mau funcionamento de rins, fígado, pulmão e cérebro.

O que fazer quando uma lâmpada ou termômetro contendo mercúrio é quebrado?
A primeira atitude é isolar a área, fechar portas e janelas e usar um equipamento mínimo: máscara cirúrgica descartável e luva reforçada para que não haja o risco de contato. O ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água. Após a limpeza, deve-se abrir novamente portas e janelas para ventilar o ambiente.
O recipiente com o mercúrio tem de ser bem vedado com fita adesiva e entregue a um dos locais que fazem o descarte correto, como os pontos que recebem pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, já que as empresas que fazem o recolhimento são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

O descarte correto:

Pilhas e baterias - Todas as agências do Banco Real espalhadas pelo país recolhem pilhas e baterias. A Drogaria São Paulo oferece este serviço apenas nas lojas dentro do estado de São Paulo. Já o Pão de Açúcar, recolhe pilhas e baterias em 41 lojas autorizadas.

Lâmpadas fluorescentes - Todas as lojas da rede Leroy Merlin recolhem as lâmpadas fluorescentes usadas.

Termômetros - Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

- do site Instituto Akatu -

8 comentários:

Anônimo disse...

OIE DOLADINHA..SABE ESTOU ERRADISSIMA..JOGO O LIXO TODO JUNTO FORA!!!!Ñ SEI AONDE QUE FAZEM A TROCA DESSES MATERIAIS AQUI EM PETRÓPOLIS...MAS IREI PROCURAR ...SUPER LEGAL FAZER ESSA SEPARAÇÃO ..PARA O BEM DA GENTE E DA NATUREZA!!!BEIJUS QUERIDINHA E AS FOTOS JÁ POSTOU ??/OTIMO SÁBADO B-JUS !!!

NADJA disse...

III SAIU COM A FOTO DA ANINHA SOU EU NADJINHA QUERIDA KKKKKKKKKKKKKKK

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

B@bi disse...

Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi

Mabel disse...

Olá querida! Estamos cercados de sinais. Eles testemunham, comprovam, manifestam e revelam o que sutilmente estão codificados nas mensagens. Fico feliz de encontrá-la em meu blog Sinais! Beijos Mabel

Aliny disse...

Adoooooooreiii seu post..bem explicadinho...entao aqui no meu predio separamos + tem um faxineiro q na hora de recolher o lixo mistura tudinho..mamy e outros moradores ja reclamaram com a sindica + tah dificil entao o q temos em casa levamos em postos onde recolhem e colocamos no quadro de aviso do predio onde levar..assim as pessoas q tem consciencia levam neh..obg pelo carinho e um lindo findi ...Bjinhux

Fabia disse...

Oi Tete!! Obrigada pela visita, bom saber que você tb gosta de cãezinhos vira latas, mais uma na luta pra propagar o respeito por eles! E eles são assim mesmo, criam um amor incondissional dentro da gente!
Gostei das dicas para descarte de lãmpadas e pilhas de hoje. Não sabia desses procedimentos que devem ser tomados para fazer a limpeza do local quando quebra uma lâmpada ou estoura uma pilha, e realmente esta corretissímo, porque imagina lançar agúa suja com mercurio para a rede e consequentemente para os rios, para remove-lo é dificilimo, e põe em risco a segurança de toda a população!
Uma ótima semana e feriado pra vc tb!

ONG ALERTA disse...

Todas suas dicas devem ser ensinadas em escolas porque é na infäncia que aprendemos a ser adultos educados, beijo Lisette.