sábado, 18 de setembro de 2010

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece sempre no terceiro sábado do mês de setembro. A data foi criada em 1986, com o objetivo de conscientizar a população mundial de que os mares e rios não são lixeiras. Toneladas de detritos são despejadas em praias, oceanos e rios todos os dias, nos quatro cantos do mundo. Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, estes detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas. No Brasil, eventos vêm sendo realizados nesta data desde 1993 através de uma corrente de voluntários que inclui estudantes, escoteiros, esportistas, mergulhadores, empresários, ONG’s, integrantes do Exército, Marinha, igrejas e representantes de órgãos ambientais que ‘invadem’ praias e rios sujos para participar de uma ‘faxina’ ambiental. Os eventos ocorridos neste dia fazem parte do programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta.
São distribuídas sacolas oxi-biodegradáveis e luvas – onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas e soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes, como o aquecimento global, mudanças climáticas e doenças causadas nos seres vivos.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA. As Prefeituras coordenam as atividades, através das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação, com ações nas praias, rios e lagoas.
Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar.
- pesquisa em sites diversos -

Este ano, aqui em Araruama nenhuma ação foi prevista. Nós aqui da rua, fizemos a limpeza simbólica de nossa praia.

Bom final de semana!

7 comentários:

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis e bom final de semana!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Fabia disse...

É uma pena que ainda temos que fazer campanha para as pessoas se tocarem de que não pode jogar lixo nas praias, rios e lugares públicos... uma atitude q era para ser tão natural... será q um dia elas aprendem?

Obrigada pela visita Tete! Uma ótima semana pra vc!

Ane disse...

Oi Tetê!Menina,não sei se por aqui houve alguma coisa,estava viajando,mas me lembro de ter visto algo em algum ano anterior na praia de Ponta negra.Eu participaria na hora!Bjos ecológicos!

Fábio Oliver disse...

É importante que todos participem para tentarmos concientizar estes cabeças duras que andam sujando o meio ambiente.

Luisa disse...

Olá Tetê,

Aquando destas acções, por cá, nem imagina as toneladas de lixo que, se recolhe.