sábado, 4 de setembro de 2010

Descarte errado de resíduos = alagamentos

Um em cada três municípios brasileiros já sofreu algum tipo de enchente provocada por chuvas e o lixo urbano jogado em ruas, avenidas, lagos, rios e córregos é apontado pelas prefeituras como a causa da retenção das águas das chuvas em 30,7% dessas cidades. Significa que mais de 600 cidades brasileiras evitariam as enchentes ou reduziriam as inundações se a população descartasse corretamente seu lixo e o poder público cuidasse melhor da coleta de resíduos urbanos.
Além do lixo, foram apontados também como fatores agravantes para inundações: obstrução de bueiros e bocas de lobo por motivos diversos, como falta de manutenção e conservação, quebras, resíduos, ocupação intensa e desordenada do solo, obras inadequadas, dimensionamento inadequado de projetos de construção e interferência do sistema de drenagem.

Mais uma vez, fica evidente que as ações individuais sobre o meio ambiente causam danos coletivos. Esses dados mostram que uma mudança de comportamento dos consumidores é necessária no sentido de descartarem corretamente seus resíduos e desse modo diminuir os impactos negativos do seu consumo sobre o meio ambiente, à sociedade e à economia”, declara Heloisa Mello, gerente de Operações do Instituto Akatu.
- Por Rogério Ferro, do Instituto Akatu -

A solução é muito simples: que cada um faça a sua parte!

Bom feriadão!

6 comentários:

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Fabia disse...

Infelizmente ainda tem muitas pessoas por ai que esquecem que o meio ambiente é a nossa verdadeira casa, e deve ser cuidado como a casa que habitamos.

Luisa disse...

Só há um Planeta, o nosso. Devemos ter consciência e não o estragarmos mais.

Bom fim-de-semana Tetê

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Ane disse...

É vero!Pela quantidade de lixo que os garis tiram da rua todo dia dar pra imaginar a extensão do problema,na primeira chuva forte este lixo vai entupir todos os bueiros...falta educação né,Tetê?Sim,o ponto da gente não tem cartão,não.É só pra marcar hora de entrada e saída.Meu celular continua o mesmo,eu vou te passar o novo número do fixo por carta,tá?Bjos ecológicos!