sábado, 10 de julho de 2010

Álcool ou gasolina? Impactos ambientais têm de ser levados em consideração JÁ


O álcool tem autonomia em torno de 30% menor, por isso é preciso mais álcool para cumprir o mesmo percurso do que quando se usa gasolina. Financeiramente falando, o litro de álcool teria de ser pelo menos 30% mais barato que o da gasolina para valer a pena para o consumidor. Mas o preço não deve ser o único fator de escolha do consumidor. Deve ser considerado o custo do impacto ambiental de usar esse ou aquele combustível.
A gasolina contribui para o aquecimento global.
É um combustível fóssil, derivada do petróleo, que emite dióxido de carbono (CO2) ao ser queimada nos motores e contribui enormemente para o aquecimento global. O etanol - o álcool combustível -, ao contrário, é um combustível renovável, feito de cana-de-açúcar. Embora o etanol também emita CO2 na sua queima, os canaviais absorvem esse gás no processo de fotossíntese. Por isso, do ponto de vista do aquecimento global, o álcool é considerado um combustível limpo.
Se levarmos em conta apenas o preço dos combustíveis na hora de encher o tanque, deixamos escapar uma oportunidade de contribuir para combater as mudanças climáticas e a conta chegará no futuro...

Podemos fazer escolhas, podemos não levar em conta os impactos ao meio ambiente, mas quanto isso irá custar no futuro? Precisamos estar conscientes dos custos ambientais!
- Por Wilson Bispo, para o Instituto Akatu -

Bom final de semana!

6 comentários:

Aliny disse...

Tetezinha fiquei confusa ...eh assim ...pq nao fazem uma campanha de esclarecimento p as pessoas comprarem carro movidos a alcool...e pq o alocol eh + kro do q a gasolinha..+ msm ele sendo + kro quem tem carro deveria pensar q msm pagando + caro essa salvando o planeta do aquecimento global...euzinha nao entende a cabeça das pessoas...as pessoas soh tem olhos p seus umbigos..ihhhh ...amiguinha esse post eh nota 100000000[ Bjinhux

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Putz... foi só você tirar as letrinhas prá aparecer um chato de galocha com esse comentário enorme! Ele devia ter um blog prá colocar as opiniões chatas dele, né? Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Luisa disse...

Uma boa opção essa do álcool, pena não haver por cá.

Bom domingo

ONG ALERTA disse...

Já disse tudo podemos fazer escolhas, paz.
Beijo Lisette

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Ane disse...

Meu próximo carrinho será flex,ou seja,vou poder decidir que combustível usar,e é claro que escolherei o alcool!Bjos ecológicos!