sábado, 17 de abril de 2010

Consumo consciente - Energia (1)


Ilumine sua casa sem desperdício: evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.
Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.
Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e aproveite ao máximo a luz do dia. Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário e, ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia.

Use o ar-condicionado com moderação: os aparelhos de ar-condicionado são os maiores consumidores de energia elétrica em uma residência, só perdendo para o boiler (aquecedor de água elétrico) e para o fogão elétrico (equipamento pouco usado no Brasil). Segundo cálculos do Procel, o ar-condicionado, durante o verão, é responsável por um terço do gasto de eletricidade doméstico.
Veja como gastar menos para manter sua casa refrescada no verão: ao instalar o aparelho de ar-condicionado, evite que o sol bata sobre ele; deixe as janelas e as portas do ambiente refrigerado fechadas e desligue o aparelho quando o ambiente estiver vazio; feche janelas e cortinas do ambiente refrigerado, impedindo que o sol bata lá dentro, pois isso vai aumentar a temperatura interna e exigir mais trabalho do ar-condicionado.

Ao comprar um aparelho de ar-condicionado, prefira os que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia elétrica. Como o ar-condicionado gasta muito, usar um equipamento com o selo faz grande diferença na economia de energia. Procure comprar um equipamento adequado para o ambiente em que será instalado, evitando o uso de um aparelho com muita potência (e que gasta mais energia) em um lugar pequeno. Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e exige que o motor trabalhe mais, aumentando o gasto de energia.
- dicas do Instituto Akatu -

4 comentários:

Aliny disse...

oie Tetê aqui em casa usamos lampadas fluorescente igual da img a marca eu nao sei ...+ tem o selo Procel...mt bom o seu post..as diks sao Oooootimasssss.....Bjinhux

Fabíola Neves disse...

Tenho o maior cuidado também não só com a questão da energia quanto com a água. Sou neurótica com isso!!!
Beijinhos

Luisa disse...

Olá Tetê,

Também já uso estas lâmpadas.

Boa semana

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha.