sábado, 14 de novembro de 2009

Nova vítima do aquecimento global

Uma pesquisa brasileira revela que a abelha da espécie Bombus bellicosus, popularmente conhecida como mamangava, pode estar extinta localmente no Brasil. O inseto, originalmente encontrado em áreas de vegetação campestre no Sul do país, desapareceu do Paraná, onde era muito abundante, e ainda se mantém no Uruguai e Argentina. Segundo os cientistas, a principal causa para seu extermínio em território nacional é o aquecimento global, seguido de outros fatores como a poluição e as mudanças em seu hábitat.

Estudos de campo evidenciaram o desaparecimento da mamangava em locais onde há 20 anos ela era comum. Os cientistas monitoraram Ponta Grossa, no Paraná, além dos municípios de Esteio e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul e algumas regiões de Curitiba e Santa Catarina. Nenhum espécime foi encontrado vivo no Paraná e constatou-se que a espécie está em processo de extinção nas outras regiões. Um indício de que as mudanças climáticas seriam as principais responsáveis pelo sumiço da mamangava é o crescimento populacional de outras duas espécies de abelha da região que toleram temperaturas mais elevadas. Mais adaptadas ao meio, essas espécies ocuparam o lugar da mamangava.

A poluição e o desmatamento das regiões antes habitadas pela mamangava também foram decisivos para a sua extinção. Os campos naturais de Curitiba têm sido extensamente desmatados para a construção civil e agropecuária. O desmatamento restringe as fontes de alimentos e outros recursos naturais necessários às abelhas.

A extinção de abelhas é um fenômeno observado em todo o planeta nos últimos anos. Somente entre 1950 e 2000, 13 espécies do gênero Bombus desapareceram em pelo menos um país europeu e quatro já são consideradas extintas da Europa. A abelha é considerada um importante indicador de qualidade ambiental por ser um inseto muito sensível às mudanças do meio. A abelha é o mais importante polinizador da natureza e o desaparecimento de populações desse animal pode gerar fortes impactos no ecossistema. Algumas plantas são polinizadas apenas por determinadas espécies de abelha e, por isso, sua extinção pode levar à extinção da planta e à consequente escassez de alimentos para outros animais, como aves, mamíferos e até humanos, que cultivam alguns tipos de grãos e verduras dependentes da polinização.
- Sofia Moutinho - Ciência Hoje On-line -
Z
Bom final de semana!

6 comentários:

NADJINHA disse...

OIE VIDINHA ...OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA NO MEU NIVER ADIANTADINHO KKK Ñ SEI ESPERAR NADA KKKKVAMOS APRA SUA TERRINHA.... PASSAR O MEU NIVER NO DIA 20..TOMARA QUE ESTEJA COM SOL ...BEM AMADA..JÁ FUI MORDIDA PELA UMA ABELHA..MENINA DOI PRA DEDEUKKK...AQUI EM PETRÓPOLIS TEM MUITAS ABELHAS...Ñ SEI SE É A MESMA QUE ESTÁ EM EXTIÇÃO !!B-JUS E UM OTIMO FDS AQUI DIA LINDO!!!

Aliny disse...

oie tetezinha...p começar estou com dor de garganta :( mts especies vao desaparecer da terra neh..pq infelismente Os politicos nao fazem nada ..soh falam...bla ..bla..bla..e as pessoas tb nao ajudam em nada..eh um tal de reunir presidentes de varios paises p trocar ideias sobre o q fazer + ate agora nao vih nada..gostei do seu post..mostra a realidade do presente e mostra se nao fizermos nada nao teremos futuro..credo eu exagerei neh? Bjinhux

SuNshyne disse...

Tereza, então parabens pelo seu blog ecologicamente correto!
Eu fico grilada com o egoismo do ser humano em destruir o planeta que pertecem a todos ao animais e plantas e esses não poluem e sim são parte fundamental da natureza!
Vida longa aos animais!

Letícia Leal disse...

E era uma vez o equilíbrio da cadeia alimentar...
:'(

O que estamos fazendo com o mundo?

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha! Bom fim de semana!

Ane disse...

Oi Tetê!Eu já tinha ouvido ou lido sôbre este assunto,é realmente preocupante,pois as abelhas além de produzirem mel,polinizam as plantas,o equilíbrio que existe na natureza agora não existe mais,e agora?