sábado, 10 de outubro de 2009

12 de outubro: Dia do Mar

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do Planeta, mas são ainda muito pouco conhecidos, sendo a última fronteira da Terra. Eles são sistemas naturais altamente produtivos. Reciclam continuamente compostos químicos, nutrientes e água. O ciclo hidrológico regido pelos mares ajuda a regular o clima, absorvendo muito do calor do sol. Graças a dados e imagens coletados nos últimos anos por satélites, a ciência começa a conhecer em detalhes o fundo dos oceanos.
Saiba mais sobre os oceanos:
;
Atlântico: é um dos grandes reguladores do clima do mundo. É a corrente do Golfo, por exemplo, que dá a países europeus temperaturas muito mais amenas do que as verificadas nas mesmas latitudes nos EUA e Canadá. Ele ocupa uma área de 82.440.000km e sua profundidade média é de 3.300 metros, sendo o ponto mais profundo de 3.380 metros.
;
Pacífico: cobre mais de um terço da superfície da Terra e é o maior dos oceanos. Seu nome foi dado por Fernão Magalhães que, ao atravessar o estreito de Magalhães, encontrou grande calmaria e achou que estava num “oceano pacífico”. Porém, o Oceano Pacífico não tem nada de calmo! Ele ocupa uma área de 165.250.000km e sua profundidade média é de 4.280 metros, sendo o ponto mais profundo de 11.034 metros.
;
Índico: é totalmente cercado por terra ao norte. Isto faz com que apresente mudanças drásticas a cada estação e tenha grande influência no clima regional. Ele ocupa uma área de 73.440.000km e sua profundidade média é de 3.890 metros, sendo seu ponto mais profundo de 7.450 metros.
;
Ártico: quase que completamente coberto pelo gelo, o Ártico ainda é pouco conhecido. Estudos revelam que parte da calota ártica está menos espessa, num fenômeno associado ao aquecimento global. Ele ocupa uma área de 14.090.000km e sua profundidade média é de 988 metros, sendo o ponto mais profundo de 5.502 metros.
;
Antártico: cerca toda a Antártica e é rico em peixes. É um só corpo d'água formado pelas extremidades sul do Atlântico, do Índico e do Pacífico, embora não haja consenso sobre isso. Ele e o Oceano Ártico são chamados de oceanos polares.
- Informações obtidas na Revista O Globo -
;=;
Bom final de semana!

3 comentários:

Aliny disse...

12 de outubro dia do Mar?? q coisa eu nao sabia..sei q eh dia de Nossa Senhora Aparecida...Tetezinha miguinha do meu core por favor me envia esse texto p mim??? Please...Help ...sou pessima em geografia...eh a pior materia ... acho q nao gosto pq nao entendo e se nao entendo tiro nota vermelha... decorebe??? nao gosto ate pq se a gente decora vc eskece neh??? por isso q curto matematica eu entendo e pronto...otimo fds.. e um feriado maravilhoso ...Bjinhux

Ane disse...

Tetê,não me lembrava que existiam os oceanos ártico e antártico,pra mim eram só 3!E como são enormes,nosso planeta devia ser chamado de água e não de terra,concorda?

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!