sábado, 29 de agosto de 2009

O Tabagismo e o Meio Ambiente JÁ

Por amor, não fume!
Nos recintos onde se fuma, o ar se polui com substâncias tóxicas do tabaco, notadamente nicotina e elementos lesivos para o aparelho respiratório e sistema cardiocirculatório. De todas as poluições ambientais a mais freqüente é a tabágica, que comumente atinge a 80% do total dos agentes poluidores.O grau de poluição tabágica ambiental varia de acordo com a dimensão e disposição arquitetônica dos recintos, com a aeração, com o número de fumantes e quantidade de cigarros consumidos. O padrão de ar é de 9 partes por milhão (ppm). Em restaurantes, no final do dia, chega a haver 1.000 partes por milhão e em recintos com fumantes, como boates, já se tem detectado vários milhares de partes por milhão de monóxido de carbono.
Os poluentes do tabaco dispersam-se homogeneamente na atmosfera ambiente, de tal forma que os não fumantes posicionados próximos ou distantes dos tabagistas acabam inalando as mesmas quantidades desses poluentes. Esses e outros dados revelam que todas as tentativas de limpar a atmosfera da poluição tabágica nos prédios onde se fuma são infrutíferas, como a renovação mecânica da ventilação, processos químicos e de filtração, sendo que a única saída para conseguir-se um ambiente isento dos poluentes do fumo, é mantê-lo no nível zero, isto é, abolir completamente o consumo de tabaco.
- Dra. Shirley de Campos -
Z
Bom final de semana!

3 comentários:

Ane disse...

Aqui o pessoal fumante até que respeita os outros que não fumam,mas de vez em quando aparece um sem noção,afe!

Letícia (Le F. Leal) disse...

Oi! Esse texto é muito interessante. Eu nunca tinha pensado no cigarro como poluente, "apenas" como destruidor da saúde do fumante e dos que não fumam (fumantes passivos). Foi muito bom ler isso. Parabéns pelo post.
Atualizei o blog.

Edificarte disse...

salmo 29 ( 11 ) - O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz"

Jesus te ama, que ele abençoe vc e todos da sua familia..

abraços