sábado, 1 de agosto de 2009

Lixo: poluição nossa de cada dia. JÁ

Se há uma forma de poluição que está ao alcance de todos, seja por produzí-la ou eliminá-la, essa é o lixo. A maior parte do lixo urbano é produzida nas casas. Rico em matéria orgânica e produtos recicláveis, pode receber quatro formas alternativas de tratamento: disposição em aterro sanitário, incineração, compostagem e reciclagem.
O aterro sanitário não é, de fato, um processo de tratamento, mas uma forma de acondicioná-lo no solo, em camadas que, depois, são cobertas com argila, para a decomposição em processo natural.
Com a incineração, o lixo é queimado em câmaras especiais, sofrendo uma redução de cerca de 95% em seu volume. As cinzas obtidas podem ser utilizadas em indústrias de fertilizantes.

A compostagem exige a separação dos elementos não orgânicos. A parte orgânica, então, é submetido a um tratamento biológico, do qual resulta o composto, um material rico em nutrientes, semelhante à terra vegetal, usado como fertilizante para o solo.
A reciclagem é a melhor solução para o problema do lixo. Seu custo é baixo, mas seu êxito depende de uma campanha educativa que oriente as pessoas a separarem os vários tipos de lixo: orgânico, papel, vidro, plástico e metal. A fração orgânica pode ser encaminhada para a compostagem. As demais são reaproveitadas em indústrias específicas.
=A polêmica do lixo é uma questão ecológica cuja solução está ao alcance de todos. Procure produzir menos lixo. Antes de amassar o papel e jogá-lo fora, veja se não pode ser usado como rascunho. Não jogue lixo nas ruas e terrenos baldios. O Planeta agradece!- José Carlos Sariego -
=;=Selo da Campanha Eu amo o Planeta – agosto
à disposição de quem desejar levar!
=
Bom final de semana!

3 comentários:

Ane disse...

Eu estou sempre tentando reciclar o lixo,mas na maioria das vezes a gente não encontra apoio dos vizinhos por exemplo,há lugares que a prefeitura não recicla nada,sem falar nas pessoas que não estão nem aí para o problema,como é dificil!

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!