segunda-feira, 30 de março de 2009

Hora do Planeta no Brasil - Sucesso

A secretária-geral do WWF-Brasil, Desine Hamú, afirma que “Sendo a 9ª maior economia do planeta, o Brasil é uma potência dentre os países emergentes e um líder nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável”.

No Brasil, 101 cidades aderiram à hora do Planeta, sendo 13 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Fortaleza. Além das cidades, 484 organizações, 1.000 empresas e 58 veículos de imprensa manifestaram seu apoio à Hora do Planeta 2009.

RIO DE JANEIRO, RJ

Primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa, o Rio de Janeiro desligou as luzes do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque do Flamengo e orla de Copacabana. Ibama-RJ, Parque Nacional da Tijuca, Instituto Bio Atlântica, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBEDS), Associação dos Moradores Dona Marta, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Sesc-Rio, Fiocruz e Jockey Club Brasileiro também participam da Hora do Planeta, além do Flamengo Futebol Clube.

A mobilização da comunidade Dona Marta, por exemplo, é um sinal claro de que todos podem participar no combate ao aquecimento global. A participação do Rio de Janeiro na Hora do Planeta foi show de bola!”, disse o prefeito Eduardo Paes, citando que o evento é apenas o primeiro ato de uma série de movimentos que a cidade irá realizar para reassumir o protagonismo em questões ambientais.


BRASÍLIA, DF

Na capital federal, um evento no Conjunto Cultural da República reuniu a população para participar da Hora do Planeta 2009. O vice-governador Paulo Octávio e o Deputado Federal e Líder da Frente Parlamentar Ambientalista, José Sarney Filho, em conjunto com Claudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, e Eduardo Martins, vice-presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, desligaram simbolicamente as luzes de alguns ícones de Brasília.

Congresso Nacional, Catedral, Conjunto Cultural da República, Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto, Ministérios e iluminação pública da Esplanada dos Ministérios serão apagados. Outro ícone que pela primeira vez ficou desligado durante uma hora foi o letreiro do Conjunto Nacional de Brasília, o shopping mais antigo da cidade.

Várias atividades ocorreram em frente ao Conjunto Cultural da República, como passeio de ciclistas e apresentação do grupo Batalá, de percussão feminina. No Café da Rua 8, estabelecimento tradicional e popular na cidade, promoveu o “Samba no Escuro”, homenageando Adoniran Barbosa autor do Samba da Vela, que dá nome à programação da noite.
'''

Veja outras capitais no site oficial.

4 comentários:

Aliny disse...

Oie miguxinha como foi seu fds? espero q tenha sido otimo..aki em casa e nos arredores ficou td escuro ..soh via as luzes das velas.. vou espiar o site oficial..uma semaninha xuper abençoda...Bjinhux

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Ane disse...

Eu apaguei a luz até do quarto onde eu estava e fiquei escutando música e pensando na vida.Bjocas!

selene disse...

minha estrelinha de luz que blog lindo!! eu ainda nao havia vindo aqui e amei!! tambem amo a ecologia e faço o que posso para colaborar com nosso planeta tão maltratado. bjs. de paz e luz.