segunda-feira, 2 de março de 2009

Desmatamento da Amazônia

O desmatamento da Amazônia provocou a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006, segundo um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
No mesmo período, outras 644 espécies entraram na lista de animais e plantas ameaçados de extinção. Das 26 espécies extintas, dez estão na parte brasileira da floresta amazônica. Entre as espécies ameaçadas estão o macaco-aranha, o urso-de-óculos e a lontra.

O relatório GEO Amazonia, destaca que o desmatamento da Amazônia continua acontecendo em ritmo acelerado. Até 2005, a floresta amazônica sofreu desmatamento equivalente a 94% do território total da Venezuela. Até 2005 a Amazônia acumulou uma perda de 17% da sua vegetação total nos nove países que possuem trechos da floresta tropical. A área total desmatada foi de 857.666 km2.

O relatório afirma que três fatores vão influenciar na forma como a Amazônia vai se desenvolver no futuro: as políticas públicas, o funcionamento do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias. "Isso significa que os protagonistas amazônicos não conseguiram imaginar um futuro no qual as políticas públicas, o mercado, a ciência e a tecnologia se desenvolvam, simultaneamente, de uma maneira suficientemente positiva de forma a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia", diz o documento.


Segundo o relatório, fatores internos e externos em cada um dos países estão provocando o desmatamento. Entre os fatores internos está o crescimento da urbanização da região e a exploração de recursos naturais. Em quatro dos países da região, mais de 50% da população amazônica é urbana. Externamente, o aquecimento global continua afetando o ciclo de chuvas e afetando o equilíbrio do ecossistema. O relatório cita previsões feitas em outros estudos de que 60% da Amazônia pode se tornar em savana ainda neste século, devido ao aumento da temperatura média global. A articulação de grupos e instituições que atuam na Amazônia ainda está apenas no começo.

"O Brasil é o país que mais mostrou progresso nesta área. Por outro lado, o processo contínuo de descentralização, com diferentes níveis de progresso, visa a melhorar a governança ambiental por governos regionais e locais."
- Fonte: Folha Online -

5 comentários:

Anônimo disse...

oie miguinha do meu core..vc assistiu no fantastico o lobo ?? entao pq fizeram desmatamento p passar estrada os bixinhos por nao ter o q comer acabam atravessando estradas..sendo atropelados.. :( poxa deveriam fazer mais pela mata e assim salvaria os bixinhos e a Natureza ficaria grata..mas como isso nao rende din din eles nao fazem nd..infelismente td se resume em torno de din din..sendo q os ambiciosos q soh pensam em dinheiro ..mas a a insensibilidade eh tao grande..qdo eh o fator dinheiro..q essas pessoas nao param p pensar e refletir o q eh q eles vao deixar p o seus filhos..netos?? ai q nervoso..mas nao posso expressar mtttt meu nervoso pq eh quaresma.....calma aliny nd de xingamento ;;; Tetezinha obg por compartilhar ..eh triste mas infelismente eh a realidade.. fique com Deus e Mtsssss bjinhux

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Ane disse...

Nossa,é preocupante esta situação.E o pior é que tem gente que não está nem aí pra tudo isso.E pra piorar o clima está mudando...

Anônimo disse...

Que massa esse cantuxinho adoradinha ñ conhecia amei ..beijus amadinha!!!

Anônimo disse...

UNIDAS SEMPRE SEREMOS UMA FORÇA EM PROL DA NATUREZA!!!!!!!!


BEIJOS